Want to collaborate?

Right now, you can get in touch with me for a few things:
Writing
Activism
Follow
metida com ciência, desenho e jornalismo || estagiária de jornalismo de dados na @agenciapublica || ela/dela

Read more
I'm available for
2021
Oct 11, 2021
Oct 11, 2021
Nos últimos dias, apresentei alguns trabalhos no master em jornalismo de dados, automação e data storytelling no Insper e queria compartilhar aqui :)

Para a disciplina de Open Source Intelligence, a proposta era criar uma reportagem usando técnicas de OSINT. Inicialmente tive um pouco de dificuldade em entender o que era isso (é um nome novo pra mim, mais uma sigla no mundo do jornalismo de dados), mas depois percebi que eu já fazia investigações com OSINT, sem saber o que era e de uma forma bem amadora haha
Com a Barbara e o Guilherme, aprendi que OSINT se refere ao vasto mundo de informações que a gente pode encontrar publicamente na internet, nas redes, nos aplicativos, sites de busca e notícias. O desafio é saber achar, quais perguntas fazer e quais rastros digitais seguir nessa grande fonte de dados (tarefa que ficou mais simples depois desse trimestre).

Na atividade, meu grupo (formado também por Meyrele e Ricardo - obrigada pela parceria!) produziu uma timeline que recria a cronologia de acontecimentos que culminaram na crise de oxigênio em Manaus, por meio de postagens feitas no início do ano.

Mais do que o resultado, acho que o processo de criar esse produto foi bastante positivo. Pensando na proposta da disciplina, a gente conseguiu usar muitas técnicas da "caixa de ferramentas de OSINT", como operadores de busca avançada nas redes sociais e no google, plataformas de verificação cronológica e geográfica, técnicas para arquivamento de informações e coleta de tweets.

Para além do conhecimento técnico, aprendi muito "jornalisticamente": rever o que estava sendo falado nas redes no início do ano sobre a crise me mostrou a importância das pautas locais e como OSINT pode contribuir para ampliar o conhecimento de casos que parecem isolados e que são comentados nas redes rapidamente. A crise já era falada em alguns lugares antes de chegar nas mídias do centro-sul.  Também foi interessante fazer essa retrospectiva agora, com o distanciamento temporal que ajuda a refletir sobre os fatos que levaram à essa calamidade.

Se quiserem saber mais do processo e do resultado, podem conferir meu repositório no GitHub: https://lnkd.in/d6fAQerN (qualquer dúvida ou feedback, podem me contatar!)

Read more
Sep 29, 2021
Sep 29, 2021
🔥 😎 🤖
Read more
2020
Mar 01, 2020
Mar 01, 2020
Excited to join Agência Pública as estagiária! 🎉
Read more
estagiária, Agência Pública
Loading...